“Meu negócio como fotógrafa foi crescendo e eu fui desenvolvendo um estilo próprio. Eu comprava tecidos coloridos para fazer fundo infinito, mas não tinha como prender os tripés, fazia gambiarras e acabava estragando os tecidos ou o fundo despencava e eu perdia a foto”, disse Patricia Balbino Pereira, 34 anos, com 11 anos atuando com fotografia. A solução inovadora para esta situação foi o Stiq, produto desenvolvido pela Criativo Stiq, uma das empresas da Incubadora de Empresas “José João Sans”, de Santa Bárbara d´Oeste.
“Paiê faz um suporte pra mim?”, disse Patricia ao pai, Cesar Balbino dos Santos, 56 anos. O primeiro suporte modular retrátil desenvolvido especialmente para otimizar o tempo e facilitar o trabalho do fotógrafo, foi apresentado em um congresso de fotografia em 2018. César, que trabalhava com funilaria, pintura e mecânica, passou a atuar em serralheria e Patricia, que era enfermeira e foi se apaixonando por fotografia, se profissionalizou na área. E os dois tornaram-se empresários e, atualmente, produzem cerca de 15 unidades de Stiq por mês que atendem o mercado interno, além de países como Estados Unidos, Turquia, Israel e Portugal. “Praticidade é o nome do nosso produto! Ele virou objeto de desejo do fotógrafo e do mundo inteiro, isso é muito gratificante para gente”, declarou Patricia.
De acordo com os empresários, a Incubadora teve papel essencial para o desenvolvimento do negócio. “Ela representou a vida da Criativo Stiq. Ser empresário vai muito além de ter um CNPJ e a Incubadora foi vital para ela existir e permanecer em atividade”, disse César. “A gente tinha uma ideia e uma vontade, mas saber como fazer a gente não sabia. A Incubadora nos dá todo um aporte, consultoria. Estamos criando coisas novas, não podemos parar, pois sabemos que em algum momento teremos que voar e sair do ninho ”, conclui Patricia.
“A pedido do prefeito Rafael Piovezan, sempre estamos buscando inovação. Para as empresas incubadas, fechamos uma parceria com uma agência de marketing para ajudar na divulgação. E também temos um projeto da Incubadora de Empresas para dar assessoria às empresas que não estão incubadas. Estamos focados no planejamento para crescermos e desenvolver os pequenos empresários também”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cruz.
A Incubadora de Empresas
A Incubadora de Empresas é mantida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com a Unimep, Sebrae e Ciesp. Com 16 anos de existência, o objetivo é aumentar as chances de sucesso de novas empresas, introduzir novas corporações na economia local, desenvolver iniciativas competitivas e gerar novos empregos.
Atualmente estão incubadas as empresas Roasters Three Brothers, Chocolatec, Chaleira do Chico, Criativo Stiq, DWTS Turnkey Solutions, Chintec, Nutrire Gastronomia Social, VF Injeção e Manutenção Hidráulica, Golden Hops, Dung Tech Biofertilizantes Ltda e Pet Raiz.
A Incubadora de Empresas está localizada na Rua Tupis, 1633, Jardim São Francisco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3455.1040.
Responsável: (Imprensa)