Alunos com mobilidade reduzida e cadeirantes de Santa Bárbara d´Oeste têm transporte escolar gratuito. A Prefeitura fornece transporte adaptado para estudantes da Rede Municipal de Ensino e da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) e escolas estaduais - com verba compartilhada com o Governo do Estado de São Paulo. São 92 alunos transportados diariamente com segurança e seguindo os protocolos sanitários.
Leonardo Santana Ferreira da Silva, de 7 anos de idade, é aluno do CIEP "Profª Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti", do Jardim Europa e utiliza o transporte adaptado todos os dias para ir a escola e voltar para casa. “É uma benção, fico muito tranquila com a segurança que o veículo oferece, o conforto, os funcionários são preparados, sou muito agradecida à Prefeitura”, disse a mãe do menino, Alda Graciele de Santana. O Leonardo tem osteogenese imperfeita (doença dos ossos de vidro) e está matriculado no segundo ano do Ensino Fundamental.
A frota própria da Secretaria de Educação é composta por cinco ônibus e uma van com plataforma elevatória e mais três ônibus com poltrona removível e o Município oferece mais seis vans com plataforma adaptada de empresa tercerizada. Os veículos circulam das 5h30 às 23 horas, de segunda a sexta-feira.
“O transporte adaptado é um direito da crianças e do estudante. Ele oferece a ida e volta da escola de maneira segura, garantindo o acesso à aprendizagem e educação”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva. Motorista e monitor buscam o aluno em casa e o transporta até a escola. Há aferição de temperatura, uso de álcool gel e exigência do uso de máscara.
Para solicitar o serviço gratuito, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a secretaria da escola em que a criança está matriculada e manifestar interesse. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, localizada na Rua Graça Martins, 680, no Centro, telefone (19) 3464.9449.
Responsável: (Imprensa)