Os estudantes subirão ao palco da edição 2022 do “Projeto Recitar – a palavra em Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste na próxima semana. As apresentações terão início na próxima segunda (9) e acontecem terça (10), quarta (11) e sexta-feira (13), sempre às 19h30, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. O evento tem entrada gratuita e os ingressos são destinados às escolas e grupos participantes.
As Instituições receberam ingressos para o dia das apresentações para acomodar seus convidados, declamadores, elenco, o diretor/encenador e os técnicos de som e luz, pois após as apresentações, eles deixarão os bastidores e se juntarão aos seus convidados na plateia para acompanhar as apresentações dos demais esquetes, bem como a Cerimônia de Encerramento e Premiação, obedecendo a lotação do Teatro.
Promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, o Recitar tem o intuito de despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses e é voltado a estudantes barbarenses, sendo voltado a Escolas Públicas e Particulares dos Ciclos I e II e do Ensino Médio e Técnico e grupos de teatro barbarenses.
Na segunda-feira (9) será a vez da Categoria Infantil – alunos do 4º e 5º ano, com apresentações de alunos da Emefei Profª Maria Martiniano Gouvea Valente – Dª Bininha, CAIC Irmã Dulce, CIEP Leonel de Moura Brizola, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, Emefei Vereador José Luís Gomes da Silva (Zelo), CIEP Profª Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti, CIEP Angélica Sega Tremocoldi, Colégio Pilares, E.E. Profº José Domingues Rodrigues e CIEP Padre Victorio Ferguglia.
A Categoria Juvenil – alunos do 6º ao 9º ano – se apresentará na terça-feira (10), com os educandos do Colégio Pilares, E.E. Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes, E.E. Profº José Domingues Rodrigues, E.E. Profª Jadyr Guimarães Castro, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi e E.E. Profª Maria José Margato Brocatto.
Estudantes da Categoria Ensino Médio e Técnico subirão ao palco na quarta-feira (11) da ETEC Profº Dr. José Dagnoni, E.E. Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes, E.E. Profº Ulisses de Oliveira Valente, E.E. Profª Maria José Margato Brocatto, Colégio Pilares e Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi.
No dia 13 de maio, sexta-feira, às 19h30, haverá a reapresentação dos Melhores Esquetes e Cia de Dança e Teatro JK - cuja participação será como convidado sem caráter competitivo.
Nesta edição, a Categoria de Autor Consagrado deverá ter apenas poemas de autores contemporâneos, com o intuito de fazer com que os participantes pesquisem as obras dos autores da atualidade e de todas as nações cujo idioma seja a Língua Portuguesa.
Já na Categoria Autoria Barbarense, o poema deverá ser inédito e trazer o tema “empatia” - procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Responsável: (Imprensa)