Covid-19: vacinação tem início em crianças de 3 e 4 anos com comorbidades e deficiência neste sábado
19/08/2022 17:37 em Saúde

Santa Bárbara d’Oeste iniciará neste sábado (20) a vacinação contra Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos com comorbidades e deficiência permanente. Para esse público será aplicado exclusivamente o imunizante da Coronavac/Butantan, conforme recomendação da Secretaria de Estado da Saúde. O início desta imunização foi incluída no Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação que será realizada, das 8 às 13 horas, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Laudissi/Romano, Jardim Esmeralda, Jardim Europa, Regional Zona Sul e Centro de Saúde 2 (Linópolis).

Para tomar a primeira dose da vacinação contra a Covid-19, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou dos responsáveis, com documentos que comprovem o parentesco e comprovante de endereço atualizado no nome dos pais ou dos responsáveis.

Das crianças com comorbidades e deficiência permanente, é necessário obrigatoriamente apresentar CPF, caderneta de vacinação e carta médica, exames, receitas ou prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.

A vacinação contra Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos com comorbidades e deficiência permanente seguirá de segunda a sexta-feira, em 13 UBSs da cidade, nos horários do link: https://is.gd/vacinacriancas

Em caso de dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 no Município, a pessoa pode entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 3455-1654.

Comorbidades

As comorbidades definidas para prioridade na vacinação são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares dispositivos cardíacos implantados, talassemia, Síndrome de Down, diabetes mellitus, pneumopatia crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Deficiência Permanente

Já crianças com Deficiência Permanente poderão comprovar a condição por meio da apresentação de laudo médico que indique a deficiência, ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, ou documento oficial com indicação da deficiência, ou cartões de gratuidade do transporte público e ou ainda autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).

Dia D contra poliomielite e multivacinação

Desde o início da campanha, 564 crianças entre um ano e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) já foram vacinadas contra a poliomielite. No mesmo período, 513 crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) receberam ao menos uma vacina durante a multivacinação, sendo que 668 pais e/ou responsáveis procuraram pelas unidades para verificar a necessidade de atualizar as cadernetas das crianças e adolescentes.

A Campanha contra a Poliomielite vacina de forma indiscriminada, com a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), as crianças de um a menores de cinco anos de idade, que estejam com o esquema primário completo com a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).

O público-alvo da Campanha contra a Poliomielite é composto por crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário e as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP, desde que já tenham recebido as três doses de VIP do esquema básico.

Em caso de quadros de febre, diarréia e vômito, recomenda-se adiar a vacinação contra a Poliomielite (VOP) até a resolução do quadro.

Já a multivacinação tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação. Os pais e/ou responsáveis devem levar os menores às unidades com a carteira de vacinação, documento de identificação com foto e cartão SUS em mãos para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

As vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação.

Serviço:

Início da vacinação contra Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos com comorbidades e deficiência e Dia D contra poliomielite e multivacinação

Neste sábado (20), das 8 às 13 horas

Endereços das unidades:

• UBS do Laudissi/Romano
Rua Profeta Jeremias, 140, Jardim Laudissi/Romano - Telefone: 3454.4885 / 3454.3803

• UBS do Esmeralda
Rua Ribeirão Preto, 110, Jardim Esmeralda - Telefone: 3457.5072 / 3454.4140

• UBS do Europa
Rua Portugal, 522, Jardim Europa - Telefone: 3457.4954 / 3458.4745

• UBS Regional Zona Sul
Rua José Calixto, 100, Santa Rita - Telefone: 3454-5178 / 3463-5468

• UBS da Linópolis (Centro de Saúde II)
Avenida Sabato Ronsini, 203, Vila Linópolis - Telefone: 3454.1107

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS