Santa Bárbara realiza ações da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo
30/08/2022 15:39 em Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste aderiu e finalizou a Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo. De 22 a 26 deste mês foram intensificadas algumas ações, como palestras para os alunos sobre as relações entre descarte irregular de resíduos e a presença de animais sinantrópicos, entre eles os escorpiões; distribuição de cartazes de medidas preventivas, bem como informações sobre o que fazer em caso de acidentes em todas as Emeis e unidades escolares localizadas em bairros com maior incidência, divulgação de vídeo sobre medidas preventivas e orientações sobre acidentes, além de orientações gerais.

Neste ano a Divisão de Controle de Vetores, vinculada à Secretaria de Saúde, realizou 290 atendimentos relacionados a escorpiões, além de terem sido realizadas 30 palestras abordando o tema, atingindo diretamente mais de mil alunos e indiretamente inúmeras outras pessoas.

A Prefeitura realiza diariamente atividades visando a prevenção de acidentes por escorpiões (escorpionismo), como atendimento de solicitações referentes a presença de escorpiões, mapeamento de áreas de risco e visita aos imóveis onde houve acidentes para verificar situações de risco e orientar as providências cabíveis.

Para solicitar o serviço, basta entrar em contato pelo telefone 3463.8099 ou pelo e-mail ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br. Para aqueles que tiverem dúvidas sobre como se prevenir ou quiserem relatar o aparecimento de escorpiões em seu imóvel, basta entrar em contato que as equipes realizarão visita no local.

Vale ressaltar que a população deve evitar dar abrigo a escorpiões (entulhos, madeira, material de construção podem servir de abrigo) e impedir o acesso dos aracnídeos ao interior dos imóveis através do uso de telas ou vedações (vedar frestas de portas e janelas, manter ralos, pias e tanques fechados, vedar todas as aberturas da rede de esgoto e manter lixo orgânico em local fechado para impedir a proliferação de baratas).

Em caso de acidente, a pessoa deve procurar o Pronto Socorro mais próximo da residência e não realizar procedimentos caseiros. Crianças até 10 anos devem buscar preferencialmente o PS “Dr. Edison Mano” - unidade designada estrategicamente para atendimento de crianças.

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS