30ª Feira das Nações movimenta o Complexo Usina Santa Bárbara
16/11/2022 11:39 em Cultura

A 30ª Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste movimentou durante três dias de evento, de 11 a 13 de novembro, o Complexo Usina Santa Bárbara. A diversidade na programação pode evidenciar a identidade cultural de Santa Bárbara em sua essência, seja nas artes cênicas, na música instrumental, na cultura popular, na economia criativa e na gastronomia que trouxe os sabores típicos de 15 países pelas mãos das entidades assistenciais da cidade.

O público pode prestigiar os shows de artistas de renome nacional, a Orquestra Sanfônica de Americana com participação especial de Enok Virgulino na sexta; Família Lima no sábado; e por fim, no último dia, domingo, a apresentação da Orquestra Barbarense de Violas juntamente de uma das duplas mais consagradas do sertanejo raiz do Brasil, Gian e Giovani.

O recinto da edição foi dividido em três palcos “Nações”, “Tradições” e “Culturas”, que além das atrações principais, trouxe uma programação focada em artes cênicas, circo, cultura popular, dança e música instrumental, valorizando o artista barbarense e da região.

A economia criativa também fez parte da estrutura, com trabalhos feitos em diversas técnicas de 27 artesãos de Santa Bárbara d’Oeste em uma feira de artesanato. E a sustentabilidade estava presente em lixeiras específicas para coleta de resíduos inservíveis separadas do material orgânico, em parceria com a cooperativa Recicoplast.

A 30ª edição da Feira das Nações de Santa Bárbara contou com uma ação inédita em inclusão social e acessibilidade. Durante os três dias de evento estavam disponíveis profissionais de tradução em libras, áudio descrição e acompanhamento de sensação tátil que atuaram como monitores de pessoas com deficiência.

Nesta edição, a área gastronômica contou com 400 m² de área para espaço compartilhado com mesas e cadeiras, além de 1.500 m² de área coberta para receber os cardápios dos países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Nações Africanas, Portugal, Síria e Turquia - representados nesta edição pelas entidades assistenciais: Associação de Beneficência e Educação ABE – Casa da Criança, Associação de Pessoas com Necessidades Especiais e Famílias de Santa Bárbara d'Oeste, AMEV (Associação Assistencial para Melhoria de Vida), Rotary Club de Santa Bárbara d'Oeste, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, AMAI (Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos em Santa Bárbara d'Oeste), Serviço de Assistência Social – MEIMEI, Associação de Moradores do Bairro Mollon, Centro Espírita Maria Goretti, Guarda Mirim de Santa Bárbara d'Oeste, Serviço Social em Promoção a Cidadania Imaculada Conceição, Associação Vinde a Luz, Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d'Oeste, Serviço de Obras Sociais – SOS e Serviço Paroquial de Assistência Social de Santa Bárbara.

“Foi uma linda celebração de diferentes culturas, recheada de atrações artísticas e com ótima gastronomia oferecida pelas instituições da nossa cidade. O prefeito Rafael Piovezan acompanhou a montagem do evento para garantir que a trigésima edição se consolidasse como um evento para todas as famílias e tivesse um ambiente confortável”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Meu muito obrigado a cada pessoa que dedicou seu carinho na montagem da Feira das Nações e ao público e prestigiou o evento”, complementou.

A 30ª Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste foi uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Município de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cervejaria 3 Américas e Denso do Brasil e apoio institucional da rádio oficial Santa Bárbara FM 95,9 MHz e EPTV Campinas.

COMENTÁRIOS