Pela primeira vez na história, Santa Bárbara conquista certificação no Programa Estadual Município Agro
01/12/2022 17:17 em Meio Ambiente

Santa Bárbara d’Oeste conquistou pela primeira vez na história a certificação do Programa Estadual Município Agro - Ciclo 2021/2022. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (30), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. A conquista do selo de sustentabilidade permitirá um investimento de R$ 25 mil para ser aplicado no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área rural.

O programa analisa ações e projetos de extensão rural junto aos produtores dos municípios, apoio à adequação ambiental das propriedades rurais, ações de manutenção e melhoria de estradas rurais, incentivo à produção orgânica ou de base agroecológica, monitoramento de ocorrências envolvendo espécies invasoras, organização de feira livre agropecuária, segurança pública na área rural, ações de conservação e recuperação de nascentes, adequação das espécies empregadas nas ações de arborização urbana e recomposição ecológica, controle e prevenção de incêndios na área rural, ações que favoreçam o turismo rural no município e ações ou projetos que favoreçam a agricultura urbana e periurbana no município.

O Ciclo 2021/2022 contou com a participação de 345 municípios que apresentaram documentos comprobatórios das atividades desenvolvidas, sendo relativas às 10 diretivas do programa: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção e Consumo Sustentável; Sanidade Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência, Mitigação e Adaptação as Mudanças Climáticas; e Interação Campo-Cidade.

“A certificação vai ao encontro das diretrizes do prefeito Rafael Piovezan para o desenvolvimento de ações e melhorias voltadas para a área rural e produção agrícola do Município. A conquista mostra que estamos no caminho certo e nos dá a responsabilidade de ampliarmos ainda mais as ações realizadas em Santa Bárbara d’Oeste. Temos potencial de desenvolvimento de novas ações junto aos produtores rurais, especialmente com a Casa de Agricultura, cuja reforma está em fase final e será uma referência para o agricultor de Santa Bárbara d’Oeste”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

COMENTÁRIOS