De volta à Usina, Espetáculo Via Crucis revela elenco principal da edição 2023
15/02/2023 16:34 em Cultura

Voltando a ser realizada no Complexo Usina Santa Bárbara, a 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste foi lançada. Os protagonistas foram revelados nesta quarta-feira (15), em apresentação à imprensa, autoridades e convidados, no Tivoli Shopping. O evento lançou também a 7ª exposição itinerante “A Paixão em Cenas”, com registros íntimos das apresentações de 2019 e 2022.

Neste ano, o mais consolidado espetáculo teatral da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o Espetáculo Via Crucis, acontecerá de 4 a 9 de abril, sempre às 20 horas, no Complexo Usina Santa Bárbara, após edição única ocorrida no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, em função da pandemia.

“Essa é uma edição muito especial, porque marca a retomada do Via Crucis no Complexo Usina Santa Bárbara – local que receberá uma série de melhorias para a realização de eventos. Em todas as edições sabemos que a história é contada com uma nova ótica, diferente e encantadora”, comentou o prefeito Rafael Piovezan. “Todos os barbarenses e os moradores de toda a região estão convidados para assistir essa história tão bonita daquele que se sacrificou para que tivéssemos a oportunidade de viver”, complementou.

O retorno ao Complexo Usina Santa Bárbara sela de forma imponente e grandiosa a 24ª edição do projeto, consagrando como o maior espetáculo a céu aberto do interior do Estado de São Paulo, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Estamos preparando uma estrutura convidativa, confortável e um espetáculo recheado de significado e muita emoção. A expectativa é que recebamos diversos turistas em nossa cidade na época da Páscoa em busca de prestigiar esse grandioso que compõe o calendário de eventos do Estado de São Paulo”, explicou Evandro.

“Sediar mais uma vez o evento de lançamento do Via Crucis e receber a exposição sobre essa peça, que é tão especial, já virou uma tradição para nós do Tivoli Shopping. Estamos honrados e muito felizes por poder participar dessa parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Tenho certeza de que vamos nos emocionar novamente com o espetáculo, que retrata o principal significado da Páscoa para os cristãos”, ressaltou Gustavo Salvagnini, gerente geral do Tivoli Shopping.

Também estiveram presentes no evento: o vice-prefeito, Felipe Sanches, Chefe de Gabinete do Prefeito, Patrícia Marques, secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cruz, diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Laerson Andia Jr., e coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello.

Os protagonistas

A perspectiva da montagem deste ano será a figura de Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo, levando a mensagem de “não apagar a luz espiritual em nós na busca do eterno amor”, que será narrada e protagonizada pela atriz profissional e graduada em Dança, Brunna Oliveira. A personagem Deus Uno e Trino é inédita no texto do Espetáculo Via Crucis, tendo como base os evangelistas da Bíblia – escrito pelo dramaturgo, Denis Espanhol.

Para Brunna, foi uma surpresa saber sobre a narração e de ficar encarregada por dar voz a ela. “Não sabia que a história seria contada através do Espírito Santo - geralmente não temos essa personagem na peça. É uma responsabilidade muito grande. Portanto estou me esforçando para o representar o melhor possível em toda a sua força e sutileza, dentro das minhas possibilidades”, analisou a artista.

Outra figura forte da encenação é Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo, que será vivida ineditamente por Aline de Oliveira Muniz, coordenadora de projetos, sendo sua primeira vez integrando o Espetáculo e, portanto, já no elenco principal. “Representar Maria é uma responsabilidade e felicidade, uma mulher de fé e força e grande inspiração. Estou inspirada e empenhada em estudar, desenvolver esta personagem e entregar junto com toda a equipe, um espetáculo lindo e marcante para o público. Quero representar essa que, na minha opinião, é a maior história de amor do mundo”, ressaltou.

Wesley Cotrin representará Satanás. Emblemático, todo ano a personagem é muito aguardada pelos espectadores. “Para fazer um papel tão impactante assim que é o Satanás, estou me inspirando em séries da Netflix e filmes. Estou muito feliz! Foram dois meses de testes e exercícios corporais. Espero todos juntos fazer um lindo espetáculo”, comentou o cabeleireiro colorista - que já deu a vida a dois personagens no Espetáculo durante a encenação da edição de 2022: Pedro, apóstolo, e Titanus, soldado de Pilatos.

Por fim, o maior protagonista, Jesus de Nazaré, será vivido novamente pelo ator profissional Gabriel Mazon, que define como um processo muito emocionante de descobertas e redescobertas e espera o retorno à Usina. “Fazer a personagem Jesus é sempre o novo desafio, por essa dualidade. Ele é um ser humano e também tem esse seu outro lado, que é um ser Divino, além de toda sensibilidade que o papel necessita”, disse. “Voltar à Usina é muito especial depois de todos esses anos. É ter a sensação de encenar em local aberto, pisar na areia e ver aquela quantidade de público novamente. É muito empolgante”, frisou Mazon.

A 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Currículos:

Gabriel Mazon, ator
Jesus de Nazaré

Artista formado em Arte Dramática pelo SENAC, licenciado em Artes Visuais. Sua trajetória teatral iniciou-se em 2010. Entre os trabalhos desenvolvidos recebeu indicação como ator coadjuvante no Festival de cenas curtas Cenata 2014. Participou de diversas montagens com grupos de Americana e região, destacando-se obras como: Via Crucis (projeto no qual integra o elenco há 5 anos), O Primeiro Vôo de Ícaro, Dois Perdidos Numa Noite Suja, entre outros. Fundador da Cia Karuna, integra o elenco de Abel e Caim, um estudo desenvolvido sob a perspectiva do “Teatro Laboratório” culminando o resultado na pós-graduação do diretor Otávio Delaneza. Atualmente trabalha como ator para a Cia Arte-Móvel nos espetáculos “N”, Trovoa, E o Sol Avermelhou e Por ti, Por tão coração.

Brunna Oliveira, artista
Espírito Santo

Brunna é graduada em bacharel e licenciatura em Dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É atriz profissional e compõe o elenco de diversas peças da Cia Arte-Móvel de Teatro, como a premiada “Casulo” e o Teatro musicado “E o sol avermelhou”, além de trabalhar como arte-educadora desde 2018. Esta já é sua quarta vez participando do Via Crucis. Nas edições anteriores fez Salomé (2017), Maria Madalena (2018) e Maria de Nazaré (2019).

Wesley Cotrin, cabeleireiro colorista
Satanás

Trabalha na área da beleza e é cabeleireiro colorista há 15 anos. Wesley gosta de estar no meio artístico e suas mais variadas formas de expressão. É apaixonado pela história de Jesus e já deu a vida a dois personagens no Espetáculo durante a encenação da edição de 2022: Pedro, apóstolo, e Titanus, soldado de Pilatos. Também integrou o ballet Sandra Godoy no espetáculo “Sing” e fez personagens vivos para Escola Catavento.

Aline de Oliveira Muniz, coordenadora de projetos
Maria de Nazaré

É apaixonada por teatro desde a adolescência e participou da montagem de espetáculos em oficinas no Teatro Municipal “Manoel Lyra” e grupos de teatro por anos. Neste ano, com disponibilidade para me dedicar a um novo projeto de teatro, decidiu participar pela primeira vez da produção, reunindo seus dois grandes encantos: Teatro e a História da Paixão de Cristo.

Denis Espanhol, escritor, pedagogo e estudante de desenvolvimento de games
Dramaturgo

Escreveu sua primeira dramaturgia em 2015, no espetáculo “Ultrajes”, para a Cia Aurora de Americana. Assina a dramaturgia do projeto Via Crucis da Secretaria de Cultura de Santa Bárbara desde 2016. Concebeu diversos textos para os grupos da região. A dramaturgia mais recente é “E o Sol Avermelhou”, da Cia Arte-Móvel. É autor do livro infantil “A Solidão do Mar Fazia meu Tio-Avô Chorar” e especialista em narração artística pela A Casa Tombada. Atualmente se dedica no estudo da criação de narrativas em conjunto com o desenvolvimento de jogos digitais.

Otávio Delaneza, diretor, ator e arte educador
Diretor artístico

Especialista em Direção Teatral e Artes da Cena, graduado pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena, com residência artística em Holstebro/Dinamarca, com Eugênio Barba e Odin Teatret. Possui ainda formação no método Dance Of Intentions e é graduado em artes visuais. Atua na formação e embasamento de grupos teatrais, bem como na preparação de atores desde 2004. Otávio é um dos idealizadores da Mostra de Teatro Cena Bárbara. É diretor convidado do espetáculo Via Crucis desde 2013. É fundador da Cia Arte-Móvel (2009), companhia barbarense com atuação internacional, onde, além de dirigir o repertório de espetáculos, coordena cursos livres e avançados no âmbito das artes da cena.

Exposição

Pensada para privilegiar a edição de 2019 realizada na Usina Santa Bárbara e 2022 no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, dando um panorama desse histórico que foi interrompido pela pandemia, a 7ª exposição itinerante “A Paixão em Cenas” traz quatro lonas de quatro metros cada. Cada trecho do Espetáculo é mostrado pelas lentes dos fotógrafos José Roberto Bueno, Marcel Carloni e Luís Eduardo Deffanti.

Após um período no Tivoli Shopping, a mostra será enviada para o Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Rua João Lino, 362, Centro. O Tivoli Shopping está localizado na Rua do Ósmio, 699, no Mollon, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo das 12 às 22 horas.

COMENTÁRIOS