17º Encontra Conto acontece de 15 a 20 de março em Santa Bárbara
10/03/2023 16:58 em Cultura

O 17º Encontra Conto de Santa Bárbara d’Oeste acontecerá de 15 a 20 de março, em alusão ao Dia Internacional do Contador de Histórias, comemorado no dia 20 deste mês. Anualmente, o evento traz contadores de histórias da cidade, região, grande São Paulo e litoral. Toda programação é gratuita. Para participar, contadores de histórias, educadores e interessados podem se inscrever pelo site www.ciaxekmat.com/encontraconto

A programação será aberta no dia 15 deste mês, quarta-feira, às 9 horas, com o espetáculo cênico narrativo “Vagão de Histórias”, do Grupo Teatral Mirabolantes, na Biblioteca Central. Na quinta-feira, dia 16, às 9 horas, acontecerá uma sessão de contação de histórias, com a Confraria do Conto e contadores inscritos, no “Tricânico”, e às 14 horas, no “Léo Sallum”.

Já no dia 17, sexta-feira, as sessões de contação seguem às 9 horas na Biblioteca Neide Crócomo, no CEU das Artes, e às 14 horas, na Biblioteca Central. No mesmo dia, às 19 horas, o “Léo Sallum” receberá workshop "Leitura e Narrativa - o Desafio", com o autor e educador Juliano Schiavo.

O sábado, dia 18, contará com uma visita de estudo a cidade de Piracicaba, onde os contadores inscritos poderão conhecer Esalq, Rua do Porto, Museu da Água e Engenho Central. Por sua vez, no domingo, dia 19, a partir das 9 horas, no Parque dos Jacarandás, será promovido o "Sai da Roda”, com atividades realizadas pela contadora e educadora Andreia Celegato, pintura de rosto com a artista plástica Elisabete Padovezi e o “Leve e Leia”, com distribuição gratuita de livros de literatura recebidos em campanha de doação para os interessados.

Por fim, na segunda-feira, dia 20, a edição 17ª do Encontra Conto disponibilizará, durante todo o dia, minicontos - narrações rápidas em torno de um minuto - realizados pelos contadores da Confraria do Conto. E, às 19 horas, haverá a avaliação on-line de toda a edição feita pelos contadores participantes.

O Encontro Conto acontece na “Semana dos Contadores de Histórias”, projeto aprovado na Câmara Municipal e apresentado pela vereadora Kátia Ferrari, no Calendário Municipal de Eventos, e é realizado pela Cia Xekmat, com coordenação do autor, ator e narrador oral Amauri de Oliveira e tem apoio da Confraria do Conto, com coordenação de Renata de Paula, e da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

COMENTÁRIOS