Plano de prevenção às queimadas e incêndios em área rural é discutido
13/04/2023 17:15 em Meio Ambiente

Articulação da Prefeitura reúne diversos setores públicos e privados, visando antecipar ações de prevenção e combate recorrentes na época de estiagem

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizou nesta quarta-feira (12) uma reunião com o objetivo de traçar um plano conjunto de combate e prevenção a queimadas nas áreas rurais. O encontro, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, contou com as presenças dos secretários Cleber Canteiro, de Meio Ambiente, e Rômulo Gobbi, de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Miguel Brito, secretário Adjunto de Governo, representantes da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), Renata Camargo, da CATI-Secretaria de Agricultura, Antônio Lopes Júnior, da Usina Iracema, Rafael Gonçalves, da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), José Rodolfo Penatti, do Grupo Raízen, Gustavo Tognin, do Corpo de Bombeiros, Sargento Leonardo Zamboni, do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Luciana Giatti Amaral e Gustavo Iamondi, e o vereador Joi Fornasari.

Durante o encontro, foi discutida a troca de experiências e intercâmbio de ideias, além da transferência de conhecimento específico entre os envolvidos. Também foi exposta a evolução dos procedimentos e equipamentos de prevenção e combate às queimadas e incêndios dos últimos anos, envolvendo empresas, Bombeiros e Defesa Civil. As empresas devem iniciar a colheita pelas áreas mais próximas da zona urbana, reduzindo o período de risco de fogo na plantação nesses locais e os equipamentos de combate disponibilizados em pontos estratégicos, possibilitando rápido combate quando acionados.

“A pedido do prefeito Rafael Piovezan, articulamos a reunião com diversos setores públicos e privados, visando nos antecipar às situações que são recorrentes na época de estiagem. Agindo em conjunto poderemos evitar incêndios em áreas de plantio e matas, contribuindo para preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro. “Esclarecemos as medidas a serem adotadas durante a estiagem para reduzirmos ao máximo as queimadas em áreas rurais e a importância do esforço de todos para alcançarmos esse objetivo”, completou o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi.

COMENTÁRIOS