205 anos de Santa Bárbara conta com programação cultural diversificada
01/12/2023 17:54 em Cultura

Santa Bárbara d’Oeste completa nesta segunda-feira (4) 205 anos de fundação. Para comemorar a data, a programação cultural de aniversário segue durante todo o mês de dezembro. Apresentação da Esquadrilha da Fumaça, Natal das Árvores com o acendimento das luzes, Cantata de Natal, Casa do Papai Noel e shows temáticos, inauguração do bonde, Festival Raízes, Festival Gastronômico e apresentações culturais integram a agenda preparada para a população. Todas as atividades são gratuitas.

O coração da cidade, a Praça Central, iniciará a agenda neste sábado (2), às 10 horas, com a apresentação da Orquestra Ninho Musical. No dia 11 às 20 horas será a vez do show “Família Madrigal”, de Lilika Futrica, e ainda no dia 19, também às 20 horas terá Corporação Municipal União Barbarense.

No dia 4 de dezembro, segunda-feira, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça acontecerá às 15 horas, no Polo Industrial, localizado na Avenida 1 (Avenida Marginal), próximo às empresas Denso, TRBR e Greiner Bio-One. O espetáculo da Academia da Força Aérea de Pirassununga contará com sete aeronaves Embraer A-29. Cada posição de voo tem uma função específica, e as manobras são realizadas ora com os sete aviões, ora com quatro, ora com três, ora com dois e ora com um avião, o Isolado. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução, com demonstração de cerca de 35 minutos e 50 acrobacias.

Ainda no dia 4 a Prefeitura realizará, a partir das 19h30, o Natal das Árvores, com tradicional acendimento das luzes natalinas e Cantata de Natal pelo Coral Municipal de Santa Bárbara – Vozes Bárbaras. O Natal das Árvores iluminará com mais de 260 mil lâmpadas de LED os jardins e estruturas da Praça Central de Santa Bárbara d'Oeste e Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini”. Com foco turístico, todos os dias, às 19h30, até dia 5 de janeiro de 2024, será realizado o acendimento da decoração natalina com a reprodução de som mecânico.

Como parte da programação, o bom velhinho fará sua estreia na terça-feira (5), a partir das 19h30, no Centro de Memórias, localizado na Rua João Lino, 362, no Centro. O Papai Noel atenderá as crianças também nos dias 6, 7, 8, 10, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, com espetáculo do Laboratório da Dança nos dias 5, 10 e 17 de dezembro, sempre às 19h30.

No mesmo espaço e junto da Casa do Papai Noel também se apresentarão no Centro de Memórias: no dia 12 o Coral dos Colaboradores da Unimed; no dia 14 o Coral do Supermercados Pague Menos e no dia 21 o Coral Municipal “Vozes Bárbaras”. Todas as apresentações terão início às 19h30.

Já na quarta-feira (6), às 19h30, o Mercadão da Cidade e a Prefeitura entregarão à população um novo bonde. O icônico bondinho de Santa Bárbara estará à disposição dos visitantes que desejam conhecer mais sobre a história, cultura barbarense e desfrutar de uma experiência sensorial única e atemporal.

Em nova estação, na Praça Antônio Bueno de Camargo, o novo bondinho está sendo restaurado pelo Mercadão da Cidade em parceria com a GC Arquitetura e Engenharia - responsável pelo projeto. O Mercadão está localizado entre as ruas Floriano Peixoto e a Pedro Álvares Cabral, na Vila Santa Cruz.

Festival Raízes

Santa Bárbara d’Oeste respirará nos dias 9 e 10 de dezembro o melhor da música e da cultura sertaneja, com entrada gratuita. O Complexo Usina Santa Bárbara será palco do Festival Raízes de Santa Bárbara, com Encontro de Orquestras de Viola e Desfile de Cavaleiros. No sábado (9) se apresentarão a Orquestra Piracicabana de Violas (17h), Orquestra Canto da Viola de Caçapava (19h) e Orquestra Barbarense Feminina de Violas (21h).

A programação do domingo (10) iniciará com o 13º Desfile de Cavaleiros, às 10 horas. A saída será as 10h30 na sede dos Cavaleiros e Muladeiros de Santa Bárbara, localizada na Rua Amador Bueno de Campos, 196, na Vila Oliveira, com chegada no evento, no Complexo Usina Santa Bárbara.

Os shows ficarão por conta de Guaíra e Guaíba (13h), Orquestra de Violeiros Trevisani Nel Mondo de Limeira (15h), Orquestra Filarmônica de Viola Caipira de Campinas (17h) e Orquestra Barbarense de Violas (19h). A atração principal é a dupla Mayck e Lyan, encerrando a programação às 20h30 do domingo (10).

Festival Gastronômico

O Festival Gastronômico de Santa Bárbara – edição Verão 2023 será nos dias 17 (domingo), das 16 às 22 horas, e dias 18 (segunda-feira) e 19 (terça-feira), das 18 às 22 horas, no prolongamento da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em frente ao Parque Araçariguama, com entrada gratuita. Além da variedade gastronômica, o evento traz atrações culturais e a Feira do Artesanato.

Participarão da edição 11 estabelecimentos gastronômicos: Ki Pastel Mercadão, Eu Amo Pastel Joel e Léia, Hot Dog Oh Yes, O Mercadão Pastéis e Porções, Silvana Bueno Massas Artesanais, Padaria Dona Vitória, Jujuba Mercado de Guloseimas, Trattoria II Volo, Vinum Wine Bar, Casa Florença e Cheirinho de Bolo.

Economia criativa

A Economia criativa é destaque nas ações comemorativas. A Feira de Artesanato da Praça Central foi totalmente reformulada e ganhou novas tendas, abrigando artesãos da cidade nas mais variadas técnicas artesanais.

A partir do dia 4 de dezembro, artesãos de Santa Bárbara d’Oeste comercializarão seus produtos artesanais e natalinos em horário especial. A Feira de Artesanato – especial de Natal funcionará, de segunda a sexta-feira, das 11 às 21 horas, e aos sábados, das 11 às 17 horas, até o dia 22 de dezembro na Praça Central.

Já a Loja da Casa do Artesão “Roldão de Oliveira” abrirá a partir do dia 5 de dezembro, comercializando produtos artesanais e natalinos em horário especial de fim de ano, de terça a sexta-feira, das 14 às 21 horas, e aos domingos, das 19 às 21 horas, até o dia 22 de dezembro.

Destacam-se trabalhos feitos em crochê, amigurumi, bordado, pintura, costura criativa e artística em tecido e feltro, montagem de fitas e pedrarias e macramê. A loja traz diversos produtos ligados a “Referência à cultura local e Iconografia do município” e a “Linguagem própria” do artesão.

Serviço:

- Dia 2 de dezembro, às 10 horas
Apresentação da Orquestra Ninho Musical
Local: Praça Central

- Dia 4 de dezembro, às 15 horas
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Local: Avenida Marginal, Polo Industrial

- Dia 4 de dezembro, às 19h30
Acendimento das Luzes de Natal
Local: Praça Central

- Dias 5, 10 e 17 de dezembro, às 19h30
Apresentação Casa do Papai Noel | Laboratório da Dança
Local: Centro de Memórias, Rua João Lino, 362, Centro

- Dias 5, 6, 7, 8, 10, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, a partir das 19h30
Casa do Papai Noel
Local: Centro de Memórias, Rua João Lino, 362, Centro

- Dia 6 de dezembro, a partir das 19h30
Inauguração do Bonde
Local: Mercadão da Cidade, entre ruas Floriano Peixoto e a Pedro Álvares Cabral, Vila Santa Cruz

- Dia 7 de dezembro, às 19h30
Apresentação do Coral Unimed
Local: Centro de Memórias, Rua João Lino, 362, Centro

- Dias 9 e 10 de dezembro
Festival Raízes
Local: Complexo Usina Santa Bárbara, Rua Aristeo Carlos Pereira, s/nº, Residencial Dona Margarida

- Dia 11 de dezembro, às 20 horas
Show da Família Madrigal, de Lilika Futrica
Local: Praça Central

- Dia 12 de dezembro, às 19h30
Apresentação do Coral de Colaboradores da Unimed
Local: Centro de Memórias, Rua João Lino, 362, Centro

- Dia 14 de dezembro, às 19h30
Apresentação do Coral Pague Menos
Local: Centro de Memórias, Rua João Lino, 362, Centro

- Dias 17,18 e 19 de dezembro
Festival Gastronômico de Santa Bárbara – edição Verão 2023
Local: Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em frente ao Parque Araçariguama

- Dia 19 de dezembro, às 20 horas
Corporação Municipal União Barbarense
Local: Praça Central

- Dia 21 de dezembro, às 19h30
Apresentação do Coral Vozes Bárbaras
Local: Centro de Memórias, Rua João Lino, 362, Centro

 

COMENTÁRIOS