Saúde de Santa Bárbara realiza primeiro encontro do programa “Saúde Sem Tabaco”
17/01/2024 16:51 em Saúde

Inscrições para outras turmas ao longo deste ano seguem nas Unidades de Saúde

É possível deixar o vício do cigarro em 2024. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta segunda-feira (15) o primeiro grupo deste ano do programa “Saúde Sem Tabaco”, no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Ao todo, 15 participantes compareceram. Coordenada pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas), a ação segue com inscrições abertas para novas turmas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Neste primeiro encontro os participantes passaram por acolhimento, com preenchimento de fichas individuais e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante. Em seguida eles terão reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal, reuniões terapêuticas e de manutenção.

Interessados em participar de novas turmas ao longo do ano devem se inscrever na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência. O programa conta com uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente, durante três meses em encontros semanais, apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de serviço social para os participantes. Todos os profissionais envolvidos foram capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.

 

COMENTÁRIOS