Com entrada gratuita, o CEU das Artes de Santa Bárbara d’Oeste receberá nesta quinta-feira (31) o lançamento e exibição do curta-metragem "Minha avó contou". Serão duas sessões abertas ao público, às 14 horas e às 19h30. Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o filme é uma imersão nostálgica das histórias e lendas populares da zona rural de Santa Bárbara d’Oeste, tem duração de 14 minutos e é protagonizado por Dona Matirde, uma idosa que compartilha com naturalidade e encanto as histórias que marcaram a sua vida.
Além da exibição do curta, haverá também a participação de Amauri de Oliveira, interpretando "Zé Barbarêncio", um dos personagens do curta, para receber o público e contar outros causos e histórias populares da cidade. Para a sessão da tarde, além do público interessado, também participarão os idosos do Centro Dia do Idoso da cidade.
No curta, dona Matirde recorda a briga de dois lobisomens, o misterioso desaparecimento de Rosa do Remanso na beira do rio Piracicaba, aparições nos canaviais e o fantasmagórico cachorrinho da antiga Usina. Acompanhada de personagens cômicos e carismáticos como Zé, Jão, Lau e Véva, que interagem com as histórias de forma bem-humorada, o filme mistura o folclórico e o fantástico com leveza e alegria. “Minha Avó Contou” resgata a tradição oral local, unindo humor e memória, em uma homenagem ao imaginário popular da cidade.
Com realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o curta é um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, contemplado no Edital de Chamamento Público de Audiovisual – Inciso I 6/2023, tendo como proponente a arte educadora Elisabete Padovezi, com produção audiovisual da Buck Studio, de Thiago Oliveira. Em seu elenco estão os atores e narradores orais Edith Balancin, Amauri de Oliveira, Renata de Paula, Roberto Isler, Arlindo Duarte, Bete Padovezi e Francisco Fernandes.
Serviço:
Lançamento e exibição do curta-metragem "Minha avó contou"
Elisabete Padovezi e produção audiovisual de Thiago Oliveira
Quinta-feira (31), às 14h e às 19h30
Local: CEU das Artes | Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Entrada gratuita