O movimento "Novembro Azul" foi abordado na Entrevista do Dia desta terça-feira (12), no Jornal Santa Bárbara Hoje. Sobre o assunto o jornalista Sílvio Medeiros entrevistou a nutricionista oncológica Andreia Rissati.
Ela ressaltou a importância de um alimentação mais natural e saudável, para prevenir o câncer de próstata, que é o segundo câncer a mais fazer vítimas do sexo masculino.
Segundo Andreia, devido a praticidade, os alimentos industrializados e ultra-processados, geralmente eles são a primeira opção, mesmo não sendo saudáveis. A nutricionista enfatizou que muitos alimentos naturais possuem propriedades anti cancerígenas. Como exemplo ela citou o tomate e a melancia, ricos em licopeno, uma substância importante na prevenção do câncer de próstata. O licopeno possui antioxidantes com diversos benefícios, podendo reduzir em até 40% o risco de desenvolver o câncer de próstata nos homens que consomem, pelo menos, cinco vezes na semana esses alimentos.
A entrevistada ainda mencionou o consumo de alho e cebola, que contêm alicina, como imprescindíveis para a saúde geral do homem. Ela explicou que muitas dessas substâncias, são encontradas em cápsulas, mas não substituem os alimentos in natura, que também promovem outros benefícios para o organismo como um todo, como o bom funcionamento do sistema digestivo.
A profissional atua na área há 11 anos, sendo pós graduada em oncologia pelo Hospital Albert Einstein e mestranda em oncogeriatria pela Unicamp, entre outras especializações.