A “Entrevista do Dia” desta terça-feira (14), teve como tema a Saúde do Homem, dentro do contexto do Novembro Azul. O médico João Henrique Silva Rizzetto, especialista em Gestão e Políticas de Saúde e responsável pelos médicos da Atenção Primária à Saúde, ressaltou a importância de ações preventivas.
Ele explicou que o homem geralmente não procura os serviços de saúde de forma preventiva, o que muitas vezes impede de detectar de forma precoce diversas doenças, como o próprio câncer de próstata, diabetes, hipertensão ou mesmo enfermidades cardíacas.
Ele também explicou que o homem tem diversos fatores de risco para doenças crônicas como o sedentarismo, stress, ansiedade, tabagismo, alcoolismo, entre outros.
Segundo Rizzetto, saber da existência de uma doença, pode prescrever de forma precoce o tratamento e manter a qualidade de vida do homem.
Em relação ao câncer de próstata o médico explicou que o primeiro sintoma pode ser dificuldade para urinar, o que indica a procura por um serviço de saúde, o quanto antes. Isto por que o órgão tanto pode desenvolver o câncer, como outras doenças menos graves.
O médico ainda enfatizou que bons hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos, boa alimentação e evitar a obesidade, são as melhores maneiras de se manter a saúde, aliados ao “check up” anual da saúde. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Sílvio Medeiros.