DAE realiza plantio de mudas em áreas de nascentes
Meio Ambiente
Publicado em 17/01/2025

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste dá sequência aos trabalhos de plantio de 30 mil mudas de árvores em áreas de nascentes e córregos que contribuem com o ciclo hidrológico da Bacia da Represa Areia Branca. Nesta semana, parte dessa Área de Preservação Permanente (APP) esta recebendo cerca de 2 mil mudas de árvores nativas.

O plantio nessas áreas teve início em 2023 e com a retomada agora em 2025 a quantidade de mudas plantadas no entorno das fontes de água existentes na cabeceira da represa Areia Branca - o maior manancial de abastecimento do município - deve chegar a 29,3 mil árvores até o final desta semana.

Entre as 80 espécies de mudas de árvores nativas plantadas estão sangra d´água, embaúba, pau-viola, pitanga, araçá-roxo, aroeira-pimenteira, ipê, cedro-rosa, tamanqueiro e ingá, todas cultivadas no CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara), localizado no bairro São Joaquim.

A ação é coordenada pela equipe da Diretoria de Gestão Ambiental do DAE barbarense, por meio do Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais, denominado de “Águas Bárbaras”. Entre as ações, o Programa segue com o objetivo de plantar 250 mil mudas de árvores nos próximos anos em áreas de matas ciliares das represas Areia Branca, São Luiz e de Cillo, bem como em áreas de nascentes.

DAE/SBO

Comentários