Projeto Recitar retorna ao Teatro Municipal “Manoel Lyra” em edição comemorativa de 30 anos da casa de espetáculos
Por Administrador
Publicado em 29/04/2025 16:58
Cultura

Secretaria de Cultura e Turismo divulgou a ordem das apresentações das escolas

A 8ª edição do Projeto Recitar – A Palavra em Verso Vivo marcará o retorno das apresentações ao Teatro Municipal “Manoel Lyra”, após duas edições realizadas no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”. A mudança de local tem um significado especial: neste ano, a casa de espetáculos completa 30 anos de contribuição à cultura barbarense, e o evento prestará uma homenagem a esse marco.

Com a participação de 17 escolas de Santa Bárbara d’Oeste, o Recitar acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio, sempre às 19 horas, com a programação dividida por etapas escolares. No dia 13, terça-feira, será a vez dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Na quarta-feira, dia 14, se apresentarão os estudantes do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Já na quinta-feira, 15, o evento será encerrado com as performances dos alunos do Ensino Médio e Técnico – único dia aberto ao público geral.

Cada escola deverá apresentar um poema de autor consagrado, escolhido livremente, e um poema de autoria barbarense inspirado no tema “Teatro Municipal Manoel Lyra – 30 anos de contribuição à cultura barbarense”.

As apresentações serão avaliadas por uma comissão julgadora que premiará não apenas os melhores poemas e declamações, mas também aspectos técnicos e artísticos como direção, figurino, maquiagem, sonoplastia e iluminação.

Nesta edição especial, voltam a ser analisados também os quesitos de elenco de apoio, cenografia e encenação/performance coletiva, que não foram considerados nas duas últimas edições.

Os ensaios das escolas participantes ocorrerão entre os dias 6 e 9 de maio, já no palco do Teatro a. Durante esses dias, os alunos poderão experimentar a ambientação completa do espetáculo, utilizando os recursos técnicos que farão parte de suas apresentações finais.

A ordem das apresentações, sorteada no dia 24 de abril, define que, na Categoria Fundamental I, se apresentarão as escolas: ADI “Dr. Euvaldo de Queiroz Dias”, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, CAIC “Irmã Dulce”, CIEP “Dom Eduardo Koaik”, E.E. “Profº José Domingues Rodrigues”, CIEP “Angélica Sega Tremocoldi”, CIEP “Padre Victório Freguglia” e CIEP “Leonel de Moura Brizola”.

Na Categoria Fundamental II, a sequência será: E.E. Profª Sônia Apª Bataglia Cardoso, E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, E.E. ‘Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino”, E.E. “Profª Luzia Baruque Kirche”, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”, E.E. “Profº Jorge Calil Assad Salum”, E.E. “Profª Elisabeth Steagall Pirtouscheg” e E.E. “Profº José Domingues Rodrigues’.

Encerrando o evento, a Categoria Ensino Médio contará com as apresentações das escolas: E.E. “Profª Sônia Apª Bataglia Cardoso”, E.E. “Profª Luzia Baruque Kirche”, E.E. Profª “Odair de Oliveira Segamarchi”, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, E.E. “Profª Alcheste de Godoy Andia” e E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”.

 

Comentários