Orientar e fornecer subsídios para os agricultores de Santa Bárbara d´Oeste visando a sustentabilidade. A Prefeitura segue com o cadastramento de horticultores para valorizar o produtor barbarense e oferecer todos os seus direitos e benefícios. É o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, gerenciado pela Secretaria de Meio Ambiente.
Cadastrando-se, o produtor tem vários benefícios. Entre eles, a assistência técnica, fornecimento de insumos, uso de maquinários e implementos agrícolas, parcerias com instituições de ensino superior e órgãos do governo, além de palestras e cursos técnicos, orientações na formação de associações e cooperativas para produção e comercialização dos produtos, reconhecimento do produtor com comprovação da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAFE – Programa de Fortalecimento de Agricultura Familiar), além de venda de produtos ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
“Santa Bárbara d’Oeste apresenta uma área muito extensa para o desenvolvimento de produtos agrícolas. O objetivo do Programa é oferecer todo o apoio ao produtor, estimulando as ações e processos a serem realizados”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Cléber Canteiro. “Por meio do cadastro, conseguimos preparar ações mais efetivas a todos, valorizando o produtor da nossa cidade”, acrescentou Cléber.
Quem está cadastrado no programa diz alcançar resultados positivos. “Tive auxílio sobre doenças, sabendo identificar corretamente, tratar e utilizar os produtos biológicos na horta”, disse Edenil Roberto Iossi, agricultor com mais de 20 anos de experiência e produtor de uma horta na Zona Leste do Município. “Já adequei até a calçada para reaproveitar a água de chuva e melhorar a estrutura física, alimentando o lençol freático e criando uma calçada ecológica”, completou.
Para realizar o cadastro, o produtor deve comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, com CPF, RG, Carteira Profissional, comprovante de residência e da propriedade, comprovante de IPTU ou ITR e número do INCRA. A Secretaria de Meio Ambiente está localizada na Estrada do Barreirinho, 1010, no Parque Eldorado. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3464.9019.
Responsável: (Imprensa)