Ter acesso a dados espaciais de toda região para trabalhar questões ambientais em conjunto. Este foi o objetivo do treinamento que representantes da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste participaram na última quarta-feira (18) no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O curso, ministrado por técnicos da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, abordou questões técnicas sobre o Programa Datageo, disponibilizado gratuitamente.
A ação faz parte do Reconecta – RMC (Região Metropolitana de Campinas), um programa de integração para as ações ambientais e políticas públicas de desenvolvimento sustentável de toda a RMC.
O Datageo é um software do Governo Estadual disponibilizado online para mapeamento do meio ambiente no estado de São Paulo. A base de dados pode ser acessada por meio de conhecimento técnico de geoprocessamento e cartografia, contribuindo para o planejamento e ações das políticas públicas do meio ambiente das cidades pertencentes à RMC.
Reconecta – RMC
Os encontros do Reconecta –RMC acontecem desde 2017 com foco nas discussões sobre a recuperação de APPs (Áreas de Proteção Permanente), manejo e conservação da fauna silvestre, criação de Unidades de Conservação e melhoria de áreas de proteção já existentes.
O programa integra o INTERACT-Bio, que é um projeto de quatro anos elaborado pelo ICLEI (Local Governments for Sustainability), principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, para melhorar a utilização e a gestão dos recursos naturais em cidades de rápido crescimento e nas regiões que as cercam. A iniciativa tem como objetivo proporcionar às populações urbanas em expansão soluções baseadas na natureza e mostrar seus benefícios a longo prazo. O INTERACT-Bio é implementado no Brasil, na Índia e na Tanzânia, sendo que no Brasil tem como projeto piloto a Região Metropolitana de Campinas.
Responsável: (Imprensa)