Prefeito Denis Andia defende criação do Cross Regional em reunião com secretário estadual de Saúde
Publicado em 10/08/2018 17:02
Obras

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, participou nesta quarta-feira (8) de reunião com o secretário Estadual de Saúde, Marco Antônio Zago, juntamente com os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas). No encontro intermediado pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC, em São Paulo, foi estabelecida a criação de sistema regional de regulação de vagas e cirurgias vinculado à DRS7 (Diretoria Regional de Saúde), descentralizando o processo que é realizado na capital paulista. O “Cross Regional” atenderá os pacientes dos 20 municípios que precisam de internação em unidades hospitalares estaduais.

O assunto foi abordado nesta sexta-feira (10) pelo prefeito durante a sua participação semanal na Rádio Santa Bárbara FM 95,9 MHz, dentro do Jornal Santa Bárbara Hoje. Além da criação do Cross Regional, outros pontos da reunião foram os investimentos do Estado na compra de medicamentos e insumos que são de responsabilidade do Governo do Estado, mas que tem a demanda atual absorvida pelos municípios. 

“Levamos nossas demandas, principalmente os casos de cirurgias eletivas, vagas de UTI, tratamentos de várias especialidades, situações de urgência e emergência e serviços que são realizados em outras cidades, sendo regulados pelo Governo do Estado de São Paulo. Avançamos com a criação de um sistema regional, fazendo com que a regulação seja feita dentro da nossa própria região”, disse. “O resultado é importante, com um compromisso do Governo do Estado para que nos próximos dias toda essa estrutura seja debatida e em curto prazo haja mudança na regulação da nossa região e novos investimentos sejam realizados”, completou Denis Andia. 

Ainda de acordo com o prefeito, o novo sistema de regulação regional proporcionará agilidade e novos investimentos nos serviços para Santa Bárbara d’Oeste e as demais cidades da região. “O cidadão de Santa Bárbara e da região precisa de uma maior agilidade para vagas de UTI, para ter acesso aos serviços que são regulados pelo Estado de São Paulo. O que queremos é uma maior agilidade, novos investimentos do Governo em nossa região e maior capacidade de gestão de todo o sistema. Santa Bárbara d’Oeste pôde contribuir, com um grande esforço nosso, falando em nome dos prefeitos da região para que todos possam ter um resultado positivo e animador”, concluiu o prefeito.

Outro ponto abordado entre Denis Andia e o secretário Estadual de Saúde foi o convênio entre o Hospital Santa Bárbara - Santa Casa de Misericórdia e o Governo do Estado de São Paulo no programa “Sustentáveis”, ação que prevê o investimento de recursos na manutenção do hospital. “É um recurso que a Santa Casa tem direito a receber, mas que há meses o repasse do Governo do Estado não é feito. É um direito do Hospital, em receber quase R$ 2 milhões no ano. Como não há o repasse do Governo do Estado, a Prefeitura hoje faz o aporte financeiro”, explicou.

A reunião contou com a presença do subsecretário estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, da diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, do presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Nova Odessa, Benjamin Bill Vieira de Souza, além de prefeitos, secretários municipais de Saúde, entre outras autoridades.

 

Responsável: (Imprensa)

Comentários