Pacientes do Programa “Saúde sem Tabaco” passam por avaliação médica e odontológica
1
Publicado em 28/08/2018

Ajudar as pessoas a deixarem de fumar. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com o Programa “Saúde sem Tabaco” – ação gratuita que faz com que 50% dos pacientes atendidos abandonem o vício do cigarro. O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) recebeu nesta segunda-feira (27) pacientes do terceiro grupo para a realização de consultas médicas e odontológicas. 

Na ocasião, foi realizada a avaliação bucal dos pacientes, além de outros possíveis fatores de risco à saúde em decorrência do hábito de fumar. As avaliações seguirão na próxima semana. As reuniões do grupo ocorrem todas às segundas-feiras.

O terceiro grupo realizado no ano teve atividades iniciadas no começo de agosto. Antes das consultas, os participantes passaram por acolhimento, quando foram preenchidas as fichas individuais e aplicados testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante. Após as avaliações médica e odontológica, os pacientes iniciarão as reuniões terapêuticas e, posteriormente, de manutenção. 

O Programa Saúde sem Tabaco tem coordenação do médico Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

 

Responsável: (Imprensa)

Comentários