A música como ferramenta lúdica para promover novas experiências, despertar talentos e potencialidades, além de permitir momentos de integração social a partir do aprimoramento da sensibilidade. Realizado pela Prefeitura, a formação “Tocarolando” reúne mais de 40 profissionais da Secretaria da Educação para uma verdadeira "musicoterapia", que permite aos participantes novos saberes e momentos de descontração. Professores, educadores e monitores de creche participam dos encontros. Mais de 120 pessoas já passaram pela atividade.
O curso, iniciado em 2017, é ministrado pela monitora cultural Ângela Valeria Sartori Gomes, musicista, pós-graduada em musicoterapia e autora do livro “Tocarolando com o Maestro Flautino”. Os ensaios acontecem no CAIC "Irmã Dulce", no Jardim Santa Rita, e no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, no Centro.
As aulas são totalmente práticas, com quantidade de módulos definido conforme a evolução dos "cursistas", mas necessariamente todos passam pelo módulo 1, no qual aprendem jogos e brincadeiras rítmicas, ampliam o repertório de canções infantis, constroem instrumentos de percussão para utilizarem em suas aulas, aprendem a formar bandinha rítmica, a contar histórias através do canto, entre outras atividades.
Ao final do primeiro módulo, os participantes são encorajados a aprenderem a tocar um instrumento musical, a flauta doce. Com todo conteúdo proposto, os profissionais ficam mais embasados e confiantes, e se assim desejarem podem trabalhar temas musicais juntos aos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Os “cursistas” do Tocarolando abrem a Mostra Cultural 2018 na próxima quarta-feira (21), no Teatro Manoel Lyra. O evento integra a programação do Mês da Consciência Negra e também será realizado nos dias 22 e 29 de novembro, sempre a partir das 18h30. Mais de 700 alunos das escolas municipais apresentam seus trabalhos à comunidade escolar.
Confira os próximos eventos do Mês da Consciência Negra:
Dia 21, quarta-feira, às 19 horas
Apresentação Dança Afro e Expressões “O Corpo que fala”
Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro
CEU das Artes, no Planalto do Sol
Dia 22, quinta-feira, às 19 horas
Cerimônia de Entrega Medalha Zumbi dos Palmares
Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, no Residencial Dona Margarida
Dia 23, sexta, dia todo
Sarau “Pé no Peito”,
Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro (Juventude)
E.E. “Profª Luzia Baruque Kirche”, no Conjunto Roberto Romano
Dia 24, sábado, às 10 horas
Mostra Cultural “Re (existir)”
Centro Cultural do Conjunto Roberto Romano
Dia 24, sábado, às 16 horas
Encontro Negras e Negros: “Eu Sou Porque Nós Somos”
Parque dos Jacarandás, no Mollon IV
Dia 29, quinta-feira, às 19 horas
Manifesto Coletivo Cultural
Reunião Organizacional
Centro Cultural do Conjunto Roberto Romano
Responsável: (Imprensa)