Recitar 2019 enaltece autoras consagradas e traz “migração” nos poemas barbarenses
26/02/2019 15:56 em Música

O Projeto Recitar: a palavra em verso vivo deste ano trará novidades ao palco do Teatro Municipal “Manoel Lyra” de Santa Bárbara d’Oeste. O Concurso de Encenação de Poemas enaltecerá, de 6 a 9 de maio, poetisas na Categoria de Autora Consagrada e na Categoria Autor Barbarense o tema será “Migração”. O Projeto é voltado a estudantes barbarenses de Escolas Públicas e Particulares dos Ciclos I e II e do Ensino Médio e Técnico e grupos de teatro barbarenses.

Com o objetivo de despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses, o projeto é realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana.

As escolas, alunos e grupos barbarenses de teatro já podem se preparar para as apresentações. As inscrições acontecem de 1º a 12 de abril por meio do Regulamento por meio do site www.santabarbara.sp.gov.br na aba Cultura e Turismo. Poderão participar até, no máximo, 10 escolas e grupos por categoria. O critério será a ordem das inscrições, obedecendo a hora e data. 

A ordem das apresentações dos esquetes das quatro categorias será definida por sorteios no dia 24 de abril, às 10 horas, no Teatro (Rua João XXIII, 61, Centro). Os ensaios serão agendados para 29 e 30 de abril e também nos dias 2 e 3 de maio com horários disponibilizados definidos durante os sorteios.

Edição 2019

A Categoria de Autor Consagrado de 2019 deverá ter apenas poemas de poetisas. O objetivo é fazer com que os participantes pesquisem as obras das notórias autoras de poemas, buscando um olhar atencioso aos expressivos trabalhos das mulheres na Literatura de Língua Portuguesa.

Já a Categoria Autor Barbarense terá o tema ‘Migração’, com o objetivo de dar foco às diferentes formas de migração do ser humano, bem como às necessidades vitais que as impulsionam e suas consequências para os que migram de seus lugares de origem e os desafios de acolhimento e adaptação ao novo território.

As apresentações serão realizadas nos dias 6, 7, 8 e 9 de maio, sendo que:

Dia 6 (2ª feira) – Categoria Infantil, destinada aos alunos do 5º Ano do Ciclo I;

Dia 7 (3ª feira) – Categoria Juvenil, destinada ao Ciclo II – alunos do 6º ao 9º ano;

Dia 8 (4ª feira) – Categoria Ensino Médio e Técnico;

Dia 9 (5ª feira) – Categoria Grupos de Teatro.

As apresentações começarão sempre às 19h30, exceto a da Categoria Infantil que será às 14 horas, e a Cerimônia de Premiação ocorrerá no mesmo dia logo após as apresentações dos esquetes da categoria em questão.

Serão premiados com troféus de 3º, 2º e 1º colocados: os Melhores Declamadores de Poemas de Autores Consagrados, de cada categoria; os Melhores Declamadores de Poemas de Autores Barbarenses, de cada categoria; os Autores dos Melhores Poemas Barbarenses; os Melhores Esquetes dos Poemas de Autores Consagrados, de cada categoria; e os Melhores Esquetes dos Poemas de Autores Barbarenses, de cada categoria.

Serão entregues troféus também à Melhor Direção, ao Melhor Figurino, à Melhor Cenografia, à Melhor Sonoplastia, à Melhor Maquiagem e à Melhor Iluminação de cada categoria, não havendo nesses quesitos distinção entre os dois gêneros - para autores consagrados e barbarenses.

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS