As ações de combate ao mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, seguem intensificadas em Santa Bárbara d’Oeste. Nesta quinta-feira (4) as equipes atuaram na visita casa a casa em residências da Vila Aparecida, Vila Linópolis e região. O trabalho segue nos próximos dias, dentro do planejamento da Prefeitura.
Em Santa Bárbara d’Oeste, as atividades de combate ao vetor são ininterruptas, com as ações de visita casa a casa, orientações aos munícipes sobre as medidas necessárias para impedir a proliferação do Aedes aegypti, eliminação de criadouros, retirada e inviabilização de criadouros encontrados durante as visitas, busca ativa de suspeitos, bloqueio/nebulização de áreas com casos suspeitos de arboviroses, entre outras medidas.
Cooperação de todos
Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. É dever de todos eliminar os criadouros.
- Mantenha a caixa d’água fechada
- Lave e mantenha tampados toneis e barris d’água
- Não deixe água acumulada sobre a laje e em objetos
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada
- Mantenha as calhas limpas
Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa.
Responsável: (Imprensa)