A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realiza desde o início da semana uma série de ações alusivas ao Movimento Setembro Amarelo. Com o tema “Valorização da Vida”, a iniciativa consiste em diversas atividades de sensibilização e prevenção ao suicídio, por meio dos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental e a Rede Intersetorial do Município.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais setores da Secretaria de Saúde contam com decoração especial e Salas de Espera Ativa voltadas ao tema. Ao longo do mês outras atividades de sensibilização serão realizadas, com o objetivo de dar visibilidade e trazer o tema para discussão. As ações são coordenadas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Setor de Saúde Mental.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a vida no Brasil a cada ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados, caso a pessoa buscasse ajuda e atenção de quem está à sua volta.
No Brasil, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que contam com apoio de órgãos e entidades públicas para divulgação dos temas da campanha.
Em Santa Bárbara d’Oeste, a Prefeitura oferece tratamento para usuários do serviço nos setores de Saúde Mental, além de acolhimento nas UBSs e atendimento para os casos de urgência nos prontos-socorros.
Responsável: (Imprensa)