“Outubro Rosa”: UBS do Mollon promove atividades de sensibilização
1
Publicado em 16/10/2019

Ações para a prevenção. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste seguem com diversas atividades de sensibilização voltadas ao Movimento “Outubro Rosa”. Nesta quarta-feira (16) foi a vez da UBS “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon, que promoveu encontro do grupo de gestantes e Sala de Espera Ativa alusivos ao tema.

Na atividade do grupo foi realizada uma roda de conversa com as gestantes, momento em que puderam esclarecer diversas dúvidas sobre temas relacionados à maternidade e à saúde das mulheres. Já durante a Sala de Espera Ativa foi ministrada uma palestra sobre prevenção, diagnóstico precoce e importância da mamografia e do auto-exame. Ambas as ações foram coordenadas pela ginecologista, Maryam de Paula Arbach Vasconcellos.

Durante todo o mês o Município conta com a oferta de diversos serviços gratuitos relacionados à saúde das mulheres. Nas UBSs e no Centro de Referência em Saúde da Mulher são realizadas solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa, além de decoração especial.

Para ter acesso aos serviços basta comparecer à unidade mais próxima da residência ou ao Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua XV de Novembro, 1.157 – Centro) e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

Dia D do Movimento Outubro Rosa

Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede. No dia 26 será realizado o Dia D do Movimento Outubro Rosa, no Centro de Especialidades (Rua Graça Martins, 45 - Centro). Haverá programação variada com diversos atendimentos e ações voltadas à Saúde das mulheres.

Em Santa Bárbara d’Oeste não há fila para exames de mamografia e para coleta de papanicolaou. Neste ano, de janeiro a setembro, foram realizadas aproximadamente 4 mil mamografias e 3.381 coletas de papanicolaou. Durante todo o ano o exame de mamografia pode ser solicitado pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira (sem necessidade de consulta médica) nos horários de acolhimento.

 

Responsável: (Imprensa)

Comentários