Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental participaram do primeiro encontro da formação “Heranças de Matrizes Africanas” na última quinta-feira (20), na Secretaria de Educação. O objetivo é fortalecer os conhecimentos de base africana distribuídos no Brasil, em diferente formas e modos, para trabalhar o respeito pelas diferenças e a cultura de paz em sala de aula.
Dentre os assuntos abordados estão as estéticas das culturas afro-brasileiras, como instrumento acessível para revelar nuances mais profundas de possibilidades com estas culturas. A formação têm 20 horas, sendo 11 horas presenciais e nove horas de trabalho pessoal. Os encontros são às quintas-feiras e terminam em 28 de março.
O curso atende às Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, é ministrado por Antonio Filogenio de Paula Junior, mestre e doutor em educação, com ênfase em história e filosofia da educação. O formador dedicou-se à pesquisa voltada à cultura e educação afro-brasileira, epistemologias descoloniais, filosofia africana e afro-brasileira, tradição oral na educação e formação de professores para as relações étnico-raciais.
Além do ensino curricular, a Rede Municipal de Ensino dispõe de diversos projetos pedagógicos que enriquecem a questão da cultura de paz. Dentre eles está a “Sacola Afro-Indígena Itinerante”, que percorre as escolas municipais durante o ano letivo estimulando a leitura com livros de diversos gêneros textuais sobre os temas.
Responsável: (Imprensa)