Prefeito Denis Andia anuncia novos leitos de UTI para o Hospital Santa Bárbara
1
Publicado em 15/06/2020

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, anunciou a implantação de mais 10 novos leitos de UTI que serão instalados no Hospital Santa Bárbara, para atendimento da rede pública municipal.

No mês de maio, a Prefeitura já havia ampliado a oferta de leitos de UTI dentro do hospital, quando passou de 8 para 10 leitos de uso geral e ainda acrescentou outros 5 leitos com isolamento para o tratamento de pacientes com coronavírus - totalizando 15 leitos já implantados.

Nesta próxima semana, outros 10 novos leitos de UTI serão implantados, ampliando as alas de atendimento de pacientes de uso geral e também de coronavírus, totalizando 25 leitos para uso do sistema público.

“Estamos atentos à necessidade e trabalhando para a ampliação dos leitos de UTI para os pacientes da rede pública municipal. Antes da pandemia, nosso planejamento previa chegarmos a 20 leitos, em agosto deste ano. Com esse novo cenário, antecipamos o cronograma e ainda ampliamos o número, buscando atender também o excesso previsto para esses meses de enfrentamento do coronavírus”, comentou o prefeito.

Em relação à estrutura específica para o tratamento de pacientes com coronavírus, uma outra novidade é o início de funcionamento do Hospital de Campanha, que vai dar retaguarda aos leitos de UTI do Hospital Santa Bárbara.

A unidade é uma parceria entre a Prefeitura e a Unimep, que cedeu gratuitamente as dependências do Bloco 15 do campus local da universidade. Com isso, os investimentos necessários foram mínimos, uma vez que todos os equipamentos e leitos de enfermaria já faziam parte da estrutura da Secretaria de Saúde.

O Hospital de Campanha terá duas finalidades prioritárias, tratar pacientes diagnosticados e sintomáticos para evitar ao máximo que necessitem de UTI e, também, concluir o tratamento de pacientes que já passaram por UTI e que evoluem para receber alta. A unidade deve ter início nas próximas duas semanas.

“Nosso desejo sempre foi o de não precisar utilizar a unidade de campanha. Praticamente não tivemos custo para a sua estruturação, fizemos com o que já tínhamos e graças a uma parceria com a Unimep. Mas agora é a hora de fazer uso dessa precaução que tivemos, pois trabalhamos prevendo esse momento que chegou. Graças à sua implantação é que podemos, hoje, abrir espaço para os novos leitos de UTI no Hospital Santa Bárbara, transferindo a sua enfermaria Covid-19 para o Hospital de Campanha e implantando os novos de UTI em seu lugar”, explicou o Denis Andia.

Santa Bárbara d’Oeste é a cidade com os menores números de infectados e óbitos, entre os 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

“Esse momento não é o do relaxamento dos cuidados pessoais e coletivos. A economia pôde retomar parcialmente em nossa região e não se deve confundir isso com um risco menor de contágio. Ao contrário, agora é a hora de redobrarmos nossa proteção, usando máscaras e evitando sair de casa sem necessidade. O comércio reaberto com restrições deve ser aproveitado com prudência, para que possamos avançar no futuro. Se puder, fique em casa”, alertou o prefeito.

 

Responsável: (Imprensa)

Comentários