A pandemia também impactou os trabalhadores da cultura de Santa Bárbara d’Oeste. Segundo dados coletados desde julho de 2020, 89% dos 290 inscritos do Mapa da Cultura Barbarense tiveram sua renda impactada devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Conselho Municipal de Política Cultural, o mapeamento tem o objetivo de coletar dados da área cultural de Santa Bárbara d’Oeste e realizar ações que contribuam com o setor produtivo local. Em 2020, por meio da Lei Aldir Blanc, o Município auxiliou oito espaços culturais e destinou recursos para 52 propostas artísticas com aproximadamente R$ 1,2 milhão. Os interessados no mapeamento devem acessar o site www.santabarbara.sp.gov.br/mapadacultura.
Dos 89% impactados, 38% dos fazedores de cultura tiveram de 75% a 100% da renda comprometida. A maioria, 38%, atua como trabalhadores informais contra 29% de pessoas com carteira assinada. Do total de inscritos, são 205 trabalhadores da Cultura, sendo 52% mulheres, 31 grupos ou coletivos culturais, 26 empresas, entidades ou organizações, 14 eventos culturais e 13 espaços culturais.
Entre as áreas de atuação, 20% são artesãos, 19% atores e atrizes, 15% músicos e musicistas, 5% artistas visuais e 3% escritores, além de 39% de outras manifestações artísticas. No caso das áreas prioritárias estão: teatro (23%), artes visuais (12%), música (16%), literatura e narrativa oral (12%), dança 20 (11%) e outros (16%).
”Reitero a necessidade de cadastro dos artistas barbarenses para que a Secretaria consiga analisar ações de fomento e auxílio aos trabalhadores da cultura. O prefeito Rafael Piovezan apóia o incentivo à Economia Criativa e trabalha no desenvolvimento de atividades e que estimulem a formação de profissionais e informais que se dedicam à arte. 2020 foi um ano de aprendizado e, em 2021, buscamos alcançar mais resultados e atingir mais pessoas com as iniciativas da Secretaria”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.
Em caso de dúvidas, a Secretaria de Cultura e Turismo dispõe de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, pelo e-mail credenciamentodeartistas@santabarbara.sp.gov.br ou ainda pelo telefone (19) 3464.9424.
Responsável: (Imprensa)