Cultura urbana: Santa Bárbara ganhará novo painel no Laudissi
21/09/2023 16:49 em Cultura

Santa Bárbara foi selecionada novamente no “Mural Arte Urbana CorRedor em Movimento 2023” - programa do governo estadual

Santa Bárbara d’Oeste ganhará mais um painel de cultura urbana pelas mãos de 10 artistas locais e regionais. O Município foi selecionado novamente em um programa do Governo do Estado de São Paulo. Desta vez, conquistou o projeto “Mural Arte Urbana CorRedor em Movimento 2023”. A ação será realizada neste sábado (23), a partir das 8 horas, na Rua Profeta Malaquias, 575, no Laudissi, dando sequência ao trabalho de transformação em graffiti realizado no ano passado na Avenida Andrea Inácio, no Jardim São Luiz, uma das entradas da cidade.

Em um espaço de 40 metros, os artistas do graffiti, que integram o programa Cultura Urbana em Santa Bárbara d’Oeste, Alice de Lima, Beca, Giulia Zen, Punka, Treze, Marana, Dasnuvens, Chipo, Dora Voadora e Luiza farão ilustrações com temas como mobilidade urbana, meio ambiente, qualidade de vida e uso da bicicleta como meio de locomoção, que se correlacionam com o contexto dos equipamentos culturais e de bem viver a que a via oferece acesso. Assim os eixos temáticos somarão aos objetivos sustentáveis pretendidos com a criação do percurso e suas múltiplas finalidades, incluindo ecológica, recreativa, social e cultural.

Essa ação integra o início do “Corredor Verde” de Santa Bárbara d’Oeste, que tem ponto de partida em umas das principais entradas da cidade, percorrendo áreas de preservação e qualidade de vida, como o Parque Araçariguama e o Parque dos Ipês, passando pelo novo Centro de Cultura Ambiental, finalizando no encontro com um dos trechos do Corredor Metropolitano, dando continuidade ao primeiro mural realizado em 2022.

Programa

O “Mural Arte Urbana CorRedor em Movimento 2023” integra o Programa de Difusão Amigos da Arte e é realizada com apoio cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Associação Paulista dos Amigos da Arte. Além deste, Santa Bárbara d’Oeste também faz parte do Revelando SP, Circuito Cultural SP, Apoio a Festivais e Atendimento Técnico ao Município.

O Cultura Urbana é um programa de apoio aos eventos e modos de expressão cultural que se fundamentam na intervenção e na ocupação do ambiente urbano, como a realização de murais, instalações, grafitti, breaking, djs, slams, batalhas de rima, sound systems, eventos de hip hop, entre outros.

Confira o currículo dos artistas do “Mural CorRedor em Movimento 2023”:

Alice de Lima, 26 anos, graduada em Artes Visuais, arte-educadora e graffiteira. Pinta na rua desde 2018 e integra o Coletivo Caravana (coletivo de mulheres de Piracicaba), participou da pintura no CEU de Santa Bárbara (2019), a primeira empena do projeto Paredes Vivas (PROAC) como assistente (2020) e coprodução do projeto Furtacor.

Beca, grafiteira, fotógrafa, curadora e estudante de artes visuais, realizou experimentações artísticas durante toda sua vida, mas foi em 2015 que se sucedeu a aproximação com as artes visuais, através da pintura a óleo. Em 2018 começou a fazer graffiti e se integrar ao movimento Hip Hop, o que culminou recentemente em uma pesquisa acadêmica que terá como resultado uma publicação editorial sobre o movimento e seus elementos com foco na fotografia artística. Atualmente ministra oficinas socioculturais para crianças e adolescentes.

Punka, artista e grafiteira. Começou no graffiti aos 15 anos quando morava na zona leste de São Paulo, aprendendo a modalidade Bomb e personagens autorais. Trabalha com tatuagem e ainda consegue sentir a mesma sensação de jogar a tinta na pele que sente em jogar tinta na parede. Também é MC de Batalha de Rima e cantora com vários singles lançados, um EP e alguns videoclipes. Atualmente trabalhando em outro EP.

Treze, artista barbarense, 19 anos, despertou seu interesse pelo grafite desde a época de escola, quando via pelas ruas algumas artes que motivaram sua curiosidade. Em 2019 comprou sua primeira lata de spray e foi testar em um muro abandonado no bairro onde mora. Começou a escrever seu sobrenome no estilo de grafite chamado “bomb”, que até hoje é o que mais gosta de fazer. Depois de um tempo começou a conhecer outros artistas da cidade e como todo grafiteiro tem sua “tag”, que é sua identificação, acabou por se tornar “TREZE”.

Giulia Zen, 26 anos, sua tag é Aminaflor 019. Piracicabana, formada em artes visuais em 2019 na FAAL, já atuou como conselheira de cultura em sua cidade e é co-produtora do Coletivo Caravana e do projeto Furtacor Graffiti, que realiza ações de pintura com mulheres e crianças em instituições educacionais. Em setembro de 2022 realizou o 1º Festival de graffiti Maria de Lourdes Teixeira na cidade de São Pedro. Pinta nas ruas desde 2018, sempre representando as mulheres através de sua personagem, participou de alguns projetos como o Arte na comunidade da Arcelormittal (2021); Festival paredes vivas (2020); Territórios do Hip Hop em São Paulo (2022); Cidades Inteligentes 2, onde além do graffiti, realizou oficinas de stencil e criação de mural com os alunos da EE Dario Brasil na casa de cultura Hip Hop de Piracicaba.

Marana Moreira, artista independente de Americana, sua arte abraça desde personalização de roupas e itens de vestuário feitas com tinta até as artes urbanas feitas com grafite. Gosta de trazer à arte tudo aquilo que seja sustentável ao meio ambiente e traga a essência de todos nós que somos independentes naquilo que fazemos. O upcycling é essencial nos tempos que vivemos. Define seu estilo como “abrasileirado”, traz junto a si a essência da cultura brasileira, no estilo, traços e referências. Traz em suas referências artísticas a umbanda e espiritualidade vindas da África que sempre foram tão corrompidas pelo preconceito. Para Marana, trazer Oxalá e Exu nos seus desenhos sempre foi e será um grito de liberdade e democracia.

Dasnuvens é mulher mãe, artista visual, membro do Coletivo Revolução Materna atuante como produtora cultural de quebrada e resistente como estudante de artes. Conversa consigo e com o mundo através de murais de graffiti e colagens analógicas, assim se entende diante da vida e daquilo que transpassa sua existência. Se relaciona com o passado, com a sociedade, a natureza, a angústia e o prazer.

Glauber (Chipo), artista barbarense, 31 anos, ingressou na arte urbana em 2014, quando começou a observar mais as artes nas ruas da cidade e da região. A partir daí começou a ter mais contato com amigos que cursavam a mesma faculdade e faziam graffiti, participou de algumas oficinas de graffiti, como a de Paulo Ito (São Paulo) e Pânico Graffiti (Americana), e passou a produzir alguns graffitis a fim de desenvolver melhor a técnica. Participou de um graffiti na Pista de Skate do bairro São Francisco (2019), da revitalização da Praça Dante Furlan (2022) e da Batalha do Conhecimento no CEU das Artes (2023). Atualmente faz bomb's, personagens e temas livres em geral.

Dora Voadora, é mineira de Três Corações, mas desde a infância vive no Interior de São Paulo. Seu comportamento sonhador e paciente são conectados à sua incomum concepção do tempo e da criação. Na caminhada artística passou por diversos eventos, inclusive em nível internacional, como o ‘Vida nos Muros’ (Maringá/PR); Festival MAR - Associação Movimento Arte de Rua (projeção de Graffiti, no Forte de Natal/RN), na época utilizando o nome artístico Foxy Lady; e do Graffiti Life Style (Hortolândia/SP). Participou também do Mural para a gravação do documentário ‘Meu nome é Madalena’ em parceria com o Coletivo Caravana (Piracicaba-SP); participação no projeto do ativista e grafiteiro Mundano, de restauração de carroças para os catadores do Brasil, denominado ‘Pimp my carroça’ - edição de Americana-SP; Presença no 1° Festival de Graffiti Maria de Lourdes Teixeira (São Pedro/SP) e em uma das edições do evento de Hip Hop ‘Treta do Lago’, na ação de live painting.

Luiza (Merakitub) tem 20 anos e cursa artes visuais na Unesp - Bauru. Desenha desde 2019 e em 2021 começou com o grafitti. A seu ver, entrar na forma de expressão artística do grafitti foi essencial para ela entender melhor como essa arte nasce, cresce e resiste. Não tem um estilo de desenho definido no grafitti, o que acha essencial para sua criatividade e expressão. Busca sempre conhecer mais a fundo esse estilo de arte. No momento estuda caligrafitti e letreiros de forma geral, além de pessoas, animais, plantas e formas.

Serviço:

Mural CorRedor em Movimento 2023

Neste sábado, 23 de setembro, das 8 às 14 horas

Local: Rua Profeta Malaquias, 575, Jardim Laudissi

 

COMENTÁRIOS