A "Entrevista do Dia" desta quinta feira (10) teve como convidada a psicóloga e psicanalista Roberta Chiconi. O assunto abordado com ela ao vivo pelo jornalista Sílvio Medeiros no Jornal Santa Bárbara Hoje foi a “Síndrome de Bornout”, doença também conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”.
Segundo a psicóloga trata-se de um distúrbio psíquico descrito desde 1974, nos Estados Unidos e que está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) desde 2022, como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego.
Ela explicou o burnout é caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados justamente pelo excesso de trabalho. Profissionais que atuam sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros, são os mais acometidos.
Roberta disse que o desinteresse ou apatia em momentos de pausa no trabalho, stress e atos repetitivos, são os sinais de alerta, mas o diagnóstico não é de fácil evidência. Quanto ao tratamento, a profissional enumerou a abordagem psicológica, até a psiquiátrica, se houver necessidade de medicamentos.
As entrevistas ao vivo durante o Jornal Santa Bárbara Hoje acontecem às terças e quintas-feiras. O Jornal, apresentado por Joaquim Bueno, pode ser ouvido de segunda a sexta-feira, das 8 às 9h na Santa Bárbara FM 95,9 MHz.