Centro de Referência em Saúde da Mulher foi tema de entrevista no Jornal SB Hoje
Novidades
Publicado em 21/11/2024
O Centro de Referência em Saúde da Mulher, uma das novas estruturas da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’ Oeste foi o assunto da "Entrevista do Dia" no Jornal Santa Bárbara Hoje da última terça-feira (19). O jornalista Silvio Medeiros recebeu a Anne Catherine Thiago, chefe do Departamento de Atenção Especializada e Elisabete Eugênia dos Santos, chefe do Centro de Referência em Saúde da Mulher.
 
As entrevistadas destacaram que o setor registrou perto de 6 mil atendimentos e procedimentos nos primeiros cinco meses de funcionamento. Elisabete ressaltou que a equipe possui 28 profissionais, sendo médicos, técnicos, dentista, psicóloga, entre outros. Anne também falou que o setor possui profissional de medicina especializado em adolescentes, o hebiatra.
 
De acordo com as entrevistadas, no espaço as mulheres têm acesso ao atendimento ginecológico de alto risco e também trabalho de pré-natal de alto risco, além de cirurgias e exames mais complexos, que antes não eram realizados no Município. Dentre eles estão: consultas médicas em mastologia, ginecologia, pediatria, pré-natal de alto risco, hebiatria, planejamento reprodutivo (psicólogo), enfermagem, nutricionista, atendimentos com serviço social, avaliações cirúrgicas, ultrassonografias, biópsias, colposcopias, cardiotocografias anteparto, inserção de DIU, coleta de papanicolaou, histeroscopia diagnóstica e procedimentos ginecológicos.
 
O atendimento é referenciado diretamente das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), porta de entrada da Atenção Básica, ou por meio da Central de Regulação Municipal, quando se trata do primeiro agendamento.
 
Entregue em junho pelo prefeito Rafael Piovezan, o Centro de Referência em Saúde da Mulher está localizado na Rua Floriano Peixoto, 780, no Centro (ao lado do Centro de Exames e Diagnósticos), próximo ao Terminal Urbano, sendo uma das maiores estruturas da Saúde Pública do Município, em espaço de 749 m² de área construída.
 
 

 

 
Comentários